O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio; uma data que reforça o debate sobre saúde mental. A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Mais de 700 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, de acordo com a OMS. Os números mostram que mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e até homicídios. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Novas Diretrizes para a campanha Setembro Amarelo
A deputada cantora Mara Lima é autora da lei que institui a Campanha Estadual de Combate à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra a mulher (Lei 21.629/2023). A lei inclui uma nova diretriz para a campanha do Setembro Amarelo (Lei 18.871/2016), mês de prevenção ao suicídio.
“Pesquisas demonstram que as mulheres apresentam mais tentativas de suicídio que os homens. Por isso, a necessidade de se realizar ações para a conscientização da sociedade sobre os impactos nocivos para a saúde mental das mulheres que sofrerem violência doméstica, familiar e sexual”, diz o texto.
“Infelizmente, muitas mulheres vítimas de violência doméstica entram em desespero e acreditam que ceifar a própria vida seja a solução para esse tormento psicológico e físico. Um relacionamento marcado por violência psicológica e física tem um potencial altamente destruidor na vida da mulher”, explica a deputada.
🌻Se vc está nessa situação ou conhece alguém que precisa de apoio, ligue 188
Você pode conversar com um voluntário do CVV (Centro de Valorização da Vida).