Aprovado o Código Estadual do Autismo

No Dia Mundial do Autismo, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o histórico e inédito Código Estadual da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (CEPTEA). Após um ano de trabalho, a consolidação das leis e projetos que tratam sobre o tema foi votada em Plenário, assegurando o protagonismo do Parlamento paranaense visando uma contribuição efetiva às pessoas com TEA e suas famílias nas mais diversas áreas.

O Código do Autismo do Paraná traz a junção de 11 leis estaduais em vigor, 43 projetos de lei que estavam em tramitação e mais de 300 contribuições da sociedade civil. O texto foi construído com a participação dos 54 deputados, órgãos governamentais como as secretarias estaduais de Educação e Saúde, Ministério Público do Paraná (MP-PR), Defensoria Pública do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil seção do Paraná (OAB/PR) e a colaboração de 123 entidades da área, dos próprios autistas e mães e pais atípicos.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Embora cada indivíduo seja único e possa apresentar sinais diferentes, há alguns sintomas que são comuns em pessoas com autismo.

Um dos principais sinais é a dificuldade na comunicação verbal e não-verbal. Outro sinal é a dificuldade na interação social. Comportamentos repetitivos também são comuns em pessoas com autismo, assim como muita sensibilidade sensorial, dificuldade em lidar com mudanças e resistência a novas situações.

“Precisamos ter ambientes acolhedores e inclusivos. Por isso, hoje, e todos os dias, vamos trabalhar juntos para criar uma sociedade mais justa e inclusiva. Que possamos seguir o exemplo de Jesus, que acolhia a todos, sem distinção. Vamos construir um mundo melhor para todos os nossos irmãos e irmãs, independentemente de suas diferenças”, afirma a deputada cantora Mara Lima, membro da Bancada Evangélica e da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Se você suspeita que alguém possa ter autismo, é importante procurar um profissional especializado para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Quanto mais cedo o tratamento começar, maiores são as chances de melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa com autismo.

outros
posts

Envie a mensagem pelo link whats
para se cadastrar e receber novidades.

Envie a mensagem pelo link whats para se cadastrar e receber novidades.

©2022. Todos os direitos reservados