Assessoria com Comunicação Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), a criação de uma nova Câmara Criminal no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), especializada no julgamento de casos de violência doméstica e familiar. A proposta representa um avanço no enfrentamento à crescente demanda e está alinhada à Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A criação da nova Câmara Criminal foi amplamente elogiada pelos parlamentares. Para a deputada cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, a medida representa uma vitória para todas as mulheres paranaenses.
“Essa aprovação é uma resposta concreta às mulheres que enfrentam situações de violência. Precisamos garantir não só acolhimento, mas justiça com agilidade. Como mulher, mãe e parlamentar que luta pela garantia dos direitos da mulher, sei o quanto é importante ter um sistema judiciário preparado para tratar esses casos com a devida prioridade. Essa câmara vai ajudar a salvar vidas e fortalecer a proteção da família”, destacou Mara Lima.
Atualmente, o Tribunal conta com 13 Varas especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em várias regiões do estado. Em 2024, as Câmaras Criminais do TJPR receberam 12.495 novos casos relacionados à violência doméstica, o que representa 24,2% de todas as ações criminais no Tribunal.