Em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), nesta terça-feira (25), a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa solicitou ao secretário de estado, Hudson Leôncio Teixeira, a ampliação das políticas públicas em defesa da mulher paranaense.
Diversas leis estaduais de combate à violência contra a mulher já foram aprovadas, mas dependem de regulamentação. Entre elas está a que cria o Aplicativo Salve Maria (Lei nº 20149/2020), de autoria da deputada cantora Mara Lima, aprovada em 2020, que prevê o uso das tecnologias na proteção da mulher vítima de agressão. Destaque também para as leis que instituem o “Código Sinal Vermelho” (Lei nº 20.595/2021) e a “Campanha Estadual 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”( Lei nº 20.234/ 2021).
Durante a reunião o secretário anunciou a criação do Programa Mulher Segura, para promover ações no combate à violência contra a mulher. Entre as ações previstas estão o treinamento de servidores e a realização de audiências públicas de conscientização em todo o Paraná. O programa prevê a captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Além da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), participaram do encontro a líder da bancada feminina, a deputada Mabel Canto (PSDB), e as deputadas Cloara Pinheiro (PSD), Flávia Francischini (PL), Marli Paulino (SD), Márcia Huçulak (PSD) e Cristina Silvestri (PSDB).
Foto: Adilson Voinaski Afonso/ SESP