Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha. A premiação aconteceu durante o evento nesta quarta-feira (8). A capital paranaense foi vencedora na categoria Cidades, vencendo a finalistas Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido).
Para a deputada cantora Mara Lima (Republicanos), a conquista é merecida já que a capital é referência internacional em inovação, sustentabilidade e cuidado com as pessoas: “Que orgulho, nossa capital foi eleita a cidade mais inteligente do mundo na maior premiação global de cidades inteligentes. É muito importante usar as novas ferramentas tecnológicas sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
A capital do Estado é mundialmente reconhecida por compromisso com a sustentabilidade e inovação. A cidade é pioneira em diversas áreas, como a implementação do 5G e a implementação de ônibus elétricos e veículos elétricos.
“A mobilidade urbana é um dos destaques e se torna cada vez mais eficiente e moderna, sempre integrando os 29 municípios da RMC”, afirmou a deputada.
Em termos de sustentabilidade ambiental, a Capital investe na redução de emissões de carbono, incluindo a instalação de usinas fotovoltaicas. Neste ano, foi inaugurada a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina. A capital também é uma cidade conectada, sendo a primeira capital do Brasil a adotar o 5G. Oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade e aplicativos que facilitam o acesso a serviços e informações municipais, promovendo a inclusão digital dos cidadãos.
O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é considerado um dos principais do mundo no quesito inovação e cidades inteligentes. Entre as avaliações realizadas estão políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e ações de modernização.