Centena de mulheres tomaram o Calçadão da Rua XV de Novembro em Curitiba nesta segunda-feira, 22 de julho na 2ª Caminhada do Meio-Dia. O movimento aconteceu simultaneamente em diversas cidades do Paraná como parte das ações do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em Curitiba, a concentração começou às 11h30, na Praça Santos Andrade. Elas percorreram a Rua XV de Novembro, em direção à Praça Osório.
A deputada cantora Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, reforçou a importância de quebrar o silêncio e acolher essas mulheres: “Infelizmente, muitas mulheres vítimas de violência não denunciam seus agressores. Mas é necessário romper o silêncio! Precisamos acolher essas mulheres e fortalecer a rede de apoio. No decorrer desses 13 anos de mandato na Casa de Leis do Paraná, sempre busquei defender os direitos das mulheres.”
A deputada cantora Mara Lima é autora da lei que institui a “Campanha Estadual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (Lei 20234/2020), da lei que cria o “Dispositivo Salve Maria”, em atenção às mulheres vítimas de violência (Lei 20149/2020) e da lei que institui no Paraná o programa de cooperação “Código Sinal Vermelho” (Lei 20595/2021).
Estatísticas
O registro de mulheres vítimas de feminicídio aumentou 59% no Paraná, em um ano. Foram 35 ocorrências de janeiro a abril de 2024, 13 a mais do que no mesmo período no ano passado.
O levantamento é da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) referente ao primeiro quadrimestre. As outras estatísticas envolvendo a população feminina também tiveram aumento em 12 meses. Os casos de violência contra mulher, por exemplo, subiram 5%, já de violência doméstica quase 11%.
Violência doméstica e familiar é crime! Denuncie️
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar
Disque denúncia – 181