Mulheres Republicanas promove, no próximo sábado, 22 de junho, o curso de formação política para filiadas do Republicanos “Formando Mulheres para o Futuro”. O evento será realizado em Curitiba (Paraná), e vai receber cerca de 150 mulheres filiadas, entre mandatárias e pré-candidatas que disputarão as eleições de 2024 em todas as regiões do Paraná. No mesmo dia, no período da tarde, acontece a palestra “Mulher Tome Partido”, com cerca de 500 participantes.
O evento conta com a presença da secretária nacional do Mulheres Republicanas e Senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que reforça o incentivo às mulheres para participar da política: “Nós estamos aqui para treinar, capacitar vocês para as eleições de 2024, porque nós queremos o maior número de mulheres conservadoras nos espaços de poder e de decisão e eleitas aqui no Paraná e no Brasil, por isso, estamos rodando o país treinando mulheres”, afirmou Damares.
A secretária estadual do Mulheres Republicanas no Paraná, a deputada estadual cantora Mara Lima (Republicanos-PR), convoca as paranaenses a participar do movimento: “Precisamos que mais mulheres ocupem instâncias de poder! Mais participação feminina na política são mais políticas públicas em defesa da família! Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa do Paraná há 13 anos, percebo, diariamente, a necessidade da atenção de gestores públicos às políticas de proteção e incentivo à mulher“, afirmou Mara Lima.
Além das palestras, serão ofertadas diversas oficinas de imersão política; “De Olho nas Eleições de 2024”, “Comunicação para Pré-Candidatas: Estratégias e Táticas” e “Planejamento Digital: Como fazer pré-campanha nas redes sociais”.
Entre os objetivos do Republicanos para as eleições de 2024 está a ampliação da participação feminina na legenda, que tem 260 mil mulheres entre os 510 mil filiados em todo o Brasil. No Congresso Nacional, a bancada feminina republicana conta com sete representantes: seis na Câmara e uma no Senado. No Republicanos do Paraná, a presença das mulheres também é expressiva. Atualmente, há quase 10 mil mulheres entre os 22 mil filiados.
Pré-candidatos
O partido conta hoje com 88 vereadores, quatro prefeitos e nove vice-prefeitos no Paraná e pretende dobrar o número de representantes nas Câmaras Municipais e Prefeituras do estado nas eleições de 2024.
Observatório de Combate à Violência Política contra a Mulher
Para garantir e incentivar a atuação feminina na política, o Republicanos implantou o Observatório de Combate à Violência Política contra a Mulher. A Lei que altera o Código Eleitoral e que trata sobre a violência política contra a mulher é de autoria da deputada federal licenciada, Rosangela Gomes (RJ). A iniciativa é pioneira e transforma o Republicanosno primeiro partido a se adequar à norma e ter um órgão de prevenção. “Este observatório funcionará como mecanismo de prevenção desse tipo de violência que infelizmente afasta a mulher da política e da instância de poder”, argumentou a deputada.
Deputada cantora Mara Lima
Mara Lima é natural do município de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, evangélica, cantora gospel há mais de 40 anos. Casada, mãe de duas filhas, avó de quatro netos e deputada estadual no quarto mandato consecutivo. É presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vice-presidente da Comissão de Fiscalização da Assembleia e Assuntos Municipais, membro Titular de outras 11 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná e membro da Bancada Evangélica.