Pacientes oncológicas marcam Audiência Pública da Campanha Outubro Rosa

A audiência pública “Nós por Elas – Juntos no Combate ao Câncer” abriu a Campanha Outubro Rosa no Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (02). Pacientes oncológicos, médicos e especialistas compartilharam informações com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento do câncer de mama e redução da mortalidade.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa, proponente e presidente da audiência pública, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), autora da Lei 16.935/2011 que institui a Campanha Outubro Rosa no Paraná, destacou a participação das pacientes oncológicas no evento.

“Esta foi uma audiência pública diferente, com verdadeira participação das mulheres diretamente afetadas pelo câncer de mama. Foi muito emocionante! Ouvimos especialistas, demos voz a mulheres incríveis que estão lutando pela vida, promovemos ações de conscientização e iniciamos discussões para a criação de políticas públicas que vão agilizar o tratamento e o acesso às novas medicações. Precisamos de mais campanhas de prevenção e políticas públicas que acelerem para que mais mulheres sejam cuidadas. Mas a prevenção é o ano todo, lembrando que a prevenção é, e sempre será, o melhor remédio”.

Uma das pacientes oncológicas, Luciana de Fátima Vieira, fez um apelo emocionado: “A gente grita por socorro hoje. Se você tem mãe, irmãs, filhas, esposa, levem ao médico! Vocês que tem condições de cuidar, cuida! O meu sonho hoje é ter saúde, e poder trabalhar. Hoje eu não tenho essa saúde, eu não sei por quanto tempo eu vou estar aqui. Então olhem mais para a questão de saúde. A gente não está aqui para discutir partido eleitoral, a gente está lutando pela vida! A gente tem que se unir. A vida não espera o partido político.”

A procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, co-proponente da audiência pública, deputada Cloara Pinheiro (PSD), ressaltou a importância do autoexame. “É preciso que a mulher se cuide primeiro para poder cuidar da família, por isso a importância do autoexame, eu sempre digo – se toque!”.

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, participou do evento, anunciou que o conselho de Ações Solitárias estará, durante todo o mês de outubro recolhendo doações de lingerie e lenços umedecidos para auxiliar as mulheres que se encontram em tratamentos oncológicos e comentou sobre a prevenção. “Esta campanha de conscientização é de suma importância na educação, na promoção do autoexame, na detecção precoce e na quebra do estigma sobre o câncer de mama. A campanha nos faz lembrar do autocuidado, do autoexame, de estarmos atentos aos sinais que os nossos corpos emitem”.

A mesa foi composta pelas proponentes da audiência pública deputadas Cantora Mara Lima (Republicanos) e Cloara Pinheiro (PSD); as deputadas Flávia Francischini (União Brasil) e Marli Paulino (Solidariedade); presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano; a secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte; a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID), desembargadora Ana Lucia Lourenço; o médico oncologista e presidente do Instituto Intes, doutor Alexei Peter dos Santos; a chefe da Residência de Oncologia Clínica no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, doutora Maria Cristina Figueiroa Magalhães; a vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB/PR, doutora Camila Kochanowski Simão; e a presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Programação

A programação da Campanha do Outubro Rosa segue com a exposição fotográfica retratando mulheres que enfrentaram o câncer de mama no Espaço Cultural da Assembleia elaborada pela fotógrafa Ana Paula Martynyszyn. Nestes quase quatro anos a exposição percorreu vários países da Europa e África e outras cidades brasileiras.

Uma parceria entre a Procuradoria Especial da Mulher, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), realizou atividades de saúde e bem-estar no Legislativo, com o tema “Juntos no Combate ao Câncer” oferecendo exames de Papanicolau no dia 02 de outubro, no período das 10h às 17. Chamado de “Momento Saúde”, foram disponibilizados gratuitamente, exames preventivos Papanicolau para as servidoras da Casa, no Setor Divisão Médica da Assembleia.

Já a Procuradoria da Mulher da Assembleia, em parceria com o SESC/SENAC, realizou, no Salão Nobre da Casa, o “Momento Bem-Estar”, um talk-show com mulheres em tratamento de câncer, além de uma roda de conversa sobre orientações e prevenção à saúde, apresentações musicais, quickmassagem e automaquiagem.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana comentou sobre a parceria do Sesc/Senac com a Assembleia.

“Estamos colocando o Sesc/Senac a disposição das nossas deputadas para fazer com que consigamos ampliar o atendimento a estas mulheres que estão em dificuldades financeiras. As escolas do Senac já prestam este atendimento para as famílias de baixa renda. E temos a nossa carreta que circula pelo Paraná e faz os exames de câncer de útero, de mama e Papanicolau, agora estamos ampliando para mais uma carreta com o objetivo de aumentar a capacidade e atingir os pequenos municípios que tem pessoas que dependem de viagens para um centro maior para conseguir fazer os exames necessários”.

Grande Expediente

Na abertura da Sessão Plenária desta segunda, 02, no horário do Grande Expediente a médica oncologista clínica e chefe da Residência de Oncologia Clínica no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, doutora Maria Cristina Figueiroa Magalhães palestrou sobre o Outubro Rosa com o tema: “Situação do Câncer de Mama no Brasil e no Paraná, com Foco na Disponibilização de Medicamentos Incorporados pela Conitec”.

A médica explicou que o câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres no Brasil e, ao contrário do resto do mundo que tem seus indicadores de mortalidade diminuindo; em nosso país, a mortalidade resultante deste câncer continua aumentando.

“Essa Campanha do Outubro Rosa é muito importante porque ela traz à luz a importância de divulgar informações cruciais a despeito do câncer de mama, sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis já existentes. É relevante também, sabermos sobre todos os direitos a nós reservados e quais são as possíveis expectativas que podemos ter de melhorias no Paraná. No entanto, é preciso tirar do outubro essa responsabilidade. Deixar em outubro sim, mas também trazer para os outros meses a importância de todas as mulheres, inclusive homens, também procurarem ajuda médica e realizar exames primeiro sinal”.

outros
posts

Envie a mensagem pelo link whats
para se cadastrar e receber novidades.

Envie a mensagem pelo link whats para se cadastrar e receber novidades.

©2022. Todos os direitos reservados