Os trabalhos em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná recomeçaram, oficialmente, nesta segunda-feira (5). A Sessão Solene foi marcada pela leitura da mensagem do Poder Executivo. Representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, fez um balanço das atividades do Governo de 2023 e uma síntese das metas programadas para o exercício político-administrativo em curso. Ele falou os avanços da gestão, sobretudo nas áreas da saúde, desenvolvimento econômico e educação, e destacou a importância da união do Executivo com o Legislativo estadual para garantir avanços nas políticas públicas voltadas à população.
“A grande importância do Poder Legislativo nesse contexto do desenvolvimento do Estado, aprovando as leis, os programas. Contamos sempre com uma base importante, também respeitamos os pares desse Poder onde, com suas críticas, com suas posições, também nos ajudam, de certa forma, a poder melhorar a cada dia mais a gestão”
A tradicional mensagem inaugural é prevista na Constituição Estadual.
Na retomada dos trabalhos, a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, reafirmou o compromisso com a família e os valores cristãos: “Retornamos com força e fé para defender os interesses da família paranaense. Agradeço a Deus pela oportunidade de trabalhar em prol das mulheres, crianças, idosos e em defesa dos valores cristãos”.
Neste ano a Sessão Solene de reabertura dos trabalhos marcou os 170 anos do Parlamento Estadual. O ato histórico de instalação da primeira Assembleia Legislativa Provincial do Paraná foi em 15 de julho de 1854.
Com o fim da pausa regimental, o parlamento também retoma o calendário das reuniões das comissões permanentes e temáticas, sessões solenes e audiências públicas.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é o primeiro grupo de trabalho com agenda confirmada já para as 13h30, da terça-feira, com 35 itens definidos na pauta prévia da sessão ordinária.