O Jubileu de Sândalo, data que marca os 95 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba (IEADC), será comemorado em sessão solene no próximo dia 09 de agosto, às 18hs, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). A homenagem foi proposta pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos-PR), que faz parte da denominação pentecostal há 45 anos. São 163 igrejas com 35 mil membros em Curitiba. Em todo o estado são 5 mil templos com mais de 600 mil fiéis.
“Foi por meio da Assembleia de Deus que conheci Jesus, transformando minha história. Eu vim de um lar muito difícil e a força do evangelho devolveu um sentido para minha vida. A IEADC completa 95 anos de propagação do evangelho, transformando pessoas. O Jubileu de 95 anos é simbolizado pelo Sândalo, uma árvore extremamente resistente, mas que também representa a virtude da mansidão e da humildade. Sempre que o machado a fere, perfuma o ambiente com a essência do perdão, um exemplo perfeito da lição que o Cristo nos ensinou: pagar o mal com o bem”, afirma Mara Lima.
“Minhas orações são para que Deus permaneça abençoando esse lindo ministério que, além de trazer a mensagem do evangelho, realiza uma grande ação social, ajudando as pessoas mais necessitadas, marginalizadas e discriminadas”, concluiu.
História – As Assembleias de Deus são um conjunto de 140 agrupamentos nacionais, mais de 350 mil igrejas que formam a maior denominação pentecostal do mundo. A Assembleia Mundial de Deus, presente em 217 países, atende a cerca de 69 milhões de adeptos, com quase 400 mil ministros. Elas originaram-se do ressurgimento pentecostal do início do século XX. Esse avivamento levou à fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos da América, em 1914.
No Brasil, estima-se que a denominação tenha 22,5 milhões de membros. A Assembleia de Deus foi fundada no país em 1911, em Belém (PA), pelos suecos-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Em Curitiba, iniciou as atividades em 7 de agosto de 1929, trazida por Bruno Skolimowski, pastor de origem polonesa, vindo de Petrópolis (RJ). Os primeiros cultos foram celebrados em um salão situado na esquina das ruas Trajano Reis com Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco. O Templo Sede, hoje, fica na Rua Senador Xavier da Silva, no Centro Cívico.